Porque ter contrato de manutenção mensal de site é uma ótima ideia

digitalTrends-mod02digitalTrends-mod02

Estar na internet atualmente não é mais um diferencial, já que a maioria das empresas garantem o mínimo de espaço na rede. Desenvolver o seu site de maneira correta e evitar falhas, ficando fora do ar, inclusive, é fundamental. Por isso, indicamos a manutenção mensal de site para empresas e organizações preocupadas em se manter atualizadas e precavidas. Com ela você minimiza as chances de erro e torna o seu serviço mais eficaz.

Outra característica importante sobre a manutenção mensal de site é conseguir com facilidade manter o seu site sempre atualizado, seja o código, plugins e até mesmo o seu catálogo de produtos. Sabemos que um site desatualizado acaba perdendo em performance, o deixando mais lento e sujeito a invasões hackers. Além disso, na internet tudo muda muito rápido e o seu site precisa acompanhar toda essa evolução.

Antes de pensar em manutenção mensal de site, você precisa saber que o ponto de partida é desenvolver seu espaço na web de maneira profissional e séria. Assim, quando algum problema aparecer, será muito mais fácil diagnosticar o erro.

Como funciona o desenvolvimento de um site?

Desenvolver um site é um processo que envolve muitas etapas, desde a criação de layout (interface), programação, construção de arquivos até a programação de sistema. Existem inúmeras tecnologias que podem ser utilizadas para desenvolver um website, tanto para sites institucionais e blogs, plataformas de e-commerce e sistemas completos que funcionam via web em nuvem.

post02post03

Como falamos, desenvolver um website é um caminho repleto de fases e, por isso, é fundamental investir em manutenção mensal de site. A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais itens deste processo e entender como cada fase contribui para um resultado final satisfatório:

Direção de arte: a direção de arte, ou design do seu website é como ele se apresenta ao público. Ele deve ser desenvolvido para oferecer uma experiência amigável e cativante aos seus usuários.

Arquitetura da informação: aqui, é onde se cria toda a estrutura de conteúdo do seu site.

Design e interface: é onde o profissional fica responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação de soluções, com o objetivo fornecer ao usuário uma ótima experiência de navegação. O design de interface tem o papel fundamental de oferecer soluções amigáveis e intuitivas para o usuário final.

Programação de interface: onde ocorre a transformação das telas em códigos navegáveis.

Programação de Sistema: onde se transforma o site em uma ferramenta de interação, com o servidor de aplicação e o banco de dados.

Agora, imagine a seguinte situação: você cumpriu todas as etapas do processo de desenvolvimento do site, investiu tempo e dinheiro, pesquisou conteúdo, catalogou produtos e, durante o fim de semana, onde o seu e-commerce tem o maior pico de acessos, o seu getway de pagamentos fica fora do ar. Pior, você não sabe como resolver o bug e perde todas as vendas daquele período.

Frustrante, não é mesmo? Por isso, além de desenvolver um site incrível, você precisa contar com um plano de manutenção mensal de site satisfatório, e que resolva todos as suas questões de atualização e segurança com eficácia, evitando perdas financeiras e punições por mecanismos de busca.

Qual a importância de realizar a manutenção mensal de site?

post04

Manter a manutenção mensal de site é importante porque além de fidelizar o seu cliente e conquistar novos usuários, você também alcança melhor posicionamento no ranking do Google. Um outro aspecto superimportante, é manter os arquivos do WordPress e seus respectivos plugins sempre atualizados. Isso garante uma camada extra de segurança contra hackers que identificam brechas na falta de atualização de um site.

Para quem tem e-commerce, o principal objetivo de manter a manutenção do site em dia é garantir que todas as vendas estão sendo finalizadas com sucesso e assegurar que os formulários de captação de leads estão funcionando perfeitamente. Se você tem uma empresa responsável pela manutenção da sua plataforma, resta tempo para investir em pesquisa de novos produtos, treinamento e marketing. Do contrário, você corre o risco de gastar o seu tempo “apagando incêndios”.

O que está incluído em um plano de manutenção mensal de site?

O serviço de manutenção mensal de site pode incluir estes ou mais serviços do seu interesse, confira:

  • Atualização de imagens do site
  • Produção e publicação de publicidade/banners animados
  • Criação de áreas de download
  • Remoção de malware no WordPress
  • Lojas virtuais com WooCommerce
  • Criação de formulários de contato
  • Publicação de notícias
  • Instalação e configuração de Google Analytics
  • Administração de banco de dados
  • Criação e administração de contas de e-mail
  • Backup e segurança para WordPress, entre outros serviços de manutenção
  • Desenvolvimento de novos recursos;
  • Configuração de certificado digital SSL;
  • Configuração de popups de captura de leads;
  • Configuração de tags de conversão (Google, Facebook, etc);
  • Otimização de performance das páginas.

Conheça alguns motivos que podem tirar o seu E-commerce do ar:

1- Falhas de programação

Mínimas falhas no código-fonte do site podem deixar o seu e-commerce fora do ar. Neste caso, se você optou pelo WordPress, as chances de acontecer são menores, já que normalmente o código não é alterado.

2- Plano de hospedagem

Os planos de hospedagem costumam oferecer uma capacidade limitada de recursos de processamento, memória, uso de disco, etc. Por isso, se o seu e-commerce alcançar um limite pré-definido pelo plano, ele corre o risco de sair do ar.

3- Servidor indisponível

É importante ficar atento ao tempo de atividade do servidor. O uptime é o tempo de disponibilidade do servidor e, quanto mais alto, menores são as chances de você ficar offline.

Se você quer ter sucesso na internet, não deixe de investir no desenvolvimento do seu site, em ferramentas, tecnologia e manutenção constante e proativa. Afinal, o site é o primeiro contato do consumidor com o seu negócio.

(fonte: https://www.yogh.com.br/blog/porque-ter-contrato-de-manutencao-mensal-de-site-e-uma-otima-ideia/)